Conexão Filosofia

Esse é o Conexão Filosofia, um blog dinâmico que trará grandes contribuições, reflexões, discussões e conhecimentos filosóficos.


    A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM NOSSA VIDA

    Compartilhe
    avatar
    Claudia Mazzuco
    Srta.Moderadora
    Srta.Moderadora

    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 04/02/2015
    Idade : 21

    A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM NOSSA VIDA

    Mensagem por Claudia Mazzuco em Qua 25 Fev - 19:35



    A tecnologia está em toda a parte, no trabalho, nas pesquisas, nos estudos, nas compras, nos lazeres e demais atividades da vida humana, tendo como objetivo facilitar a vida do ser humano, economizando seu tempo e tornando mais fácil o acesso á informação e a comunicação.
    Pode-se dizer que o ser humano vive a “era da informação”, com a tecnologia tudo torna-se mais fácil, o homem pode se comunicar com pessoas do mundo inteiro através de redes sociais, telefone, celulares e demais aparelhos tecnológicos. As cartas, como por exemplo, estão cada vez mais sendo substituídas por correios eletrônicos , denominados como e-mails, entre outras melhorias por consequência da tecnologia.
    A internet (maior conglomerado de redes de comunicações em escalas mundiais) nos dá acesso a tudo o que procuramos, mas devemos ter a consciência de que esse “tudo” pode ser tanto positivo quanto negativo, o ser humano deve saber fazer bom uso desse mundo tecnológico em que ele não tem pra onde fugir.
    Se pararmos um instante para fazer uma breve reflexão, se nos perguntássemos: Qual a influência da tecnologia em nossa sociedade? Será que saberíamos responder? Muitas vezes o uso da tecnologia torna-se um vício na vida das pessoas, tornando-as cada vez mais dependentes de seu uso e se esquecendo de viver a “vida lá fora”e se esquecendo de ter o convívio com as pessoas perante a sociedade e ficando totalmente ocupados e presos no mundo virtual. Mas o objetivo deste artigo é levar as pessoas a refletirem em como usar a tecnologia para que obtenham benefícios sem se tornarem escravos dela.

    Filósofos como Pierre Lévy (filósofo francês da cultura virtual contemporânea), um dos maiores estudiosos sobre o mundo da internet, irá abordar o papel fundamental da tecnologia na esfera de comunicação. Ele afirma que a internet é um instrumento importantíssimo no desenvolvimento social, lembrando que essa importante ferramenta tem cerca de 10 anos de uso e ainda muito para se desenvolver. A inclusão digital na sociedade é de suma importância para facilitar nossa vida e aumentar cada vez mais o numero de conectados, contribuindo para a evolução da humanidade.



    Ele também afirma que a evolução do ser humano perante o mundo tecnológico só é possível devido ás habilidades aprendidas por ele, ou seja, a internet, que é o principal fator que compõe a tecnologia é de um grande avanço, mas cabe á nós fazer bom uso dela. Para ele, o gênero humano passou por três períodos: a oralidade, a escrita e a virtualização, na qual nos deparamos atualmente. Portanto, a informatização ou a virtualização representa mais um ponto positivo na evolução humana e, cabe a cada um de nós fazer bom uso dela sem deixar de ter o contato pessoal com as pessoas, sem deixar de viver em sociedade.

    Especialistas como José Lúcio Balbi de Mello irá opinar sobre a tecnologia 4G, dizendo que a Anatel vem surpreendendo os especialistas em tecnologia com decisões tecnicamente estranhas. Ele diz o seguinte:“A implantação da tecnologia soa mais como uma decisão política do que como uma evolução tecnológica, tendo em vista os diversos fatores que mostram que não é o momento para tal”.




    Já o filosofo Postman diz o seguinte:

    “Primeiro, a tecnologia é uma amiga. Torna a vida mais fácil, mais limpa e mais longa. Pode alguém pedir mais de um amigo? Segundo, por causa de seu relacionamento longo, íntimo e inevitável com a cultura, a tecnologia não convida a um exame rigoroso de suas próprias consequências. É o tipo de amigo que pede confiança e obediência, que a maioria das pessoas está inclinada a dar porque suas dádivas são verdadeiramente generosas. Mas é claro, há o lado nebuloso desse amigo. Suas dádivas têm um pesado custo. Exposto nos termos mais dramáticos pode-se fazer a acusação de que o crescimento descontrolado da tecnologia destrói as fontes vitais de nossa humanidade. Cria uma cultura sem uma base moral. Mina certos processos mentais e relações sociais que tornam a vida humana digna de ser vivida. Em suma, a tecnologia tanto é amiga como inimiga [...]" Postman, 1994, p. 12).

    Ou seja, a tecnologia de inicio é uma grande maravilha, ela facilita a sua vida, torna tudo mais prático e mais rápido, fazendo com que você possa se relacionar com pessoas do mundo inteiro mas, assim pra tudo existe o seu lado oposto, a tecnologia também tem seu lado nebuloso, as pessoas muitas vezes acabam fazendo mau uso daquela que deveria servir somente para a evolução da pessoa humana e do mundo e se tornam escravos dela, tendo por conseqüência uma grande alienação, e até mesmo a discórdia, não só na família, mas na sociedade.


    David Willy de Almeida Costa
    Estudante do Ensino Médio 3 Ano
    Escola Nossa Senhora da Penha



    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    http://escolasaojosejt.blogspot.com.br/2011/05/influencia-da-tecnologia-na- sociedade.html
    http://pt.wikiponia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy
    http://jornal.editorasantuario.com.br/especialistas-opinam-sobre-tecnologia-4g/

    http://www.oei.es/salactsi/bazzo03.htm


    _________________
    So long, so long, so long, and thanks for all the fish!

      Data/hora atual: Seg 21 Ago - 5:28