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    Ética e Política - Prof. Flavio Silva

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    Professor Flávio
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    Data de inscrição : 04/02/2015

    Ética e Política - Prof. Flavio Silva

    Mensagem por Professor Flávio em Qua 4 Mar - 13:50

    Ética e Política
    Ética e política surgem no contexto da Grécia Antiga com grande força e perpassam a história da filosofia, permeando sua análise a partir da realidade cultural e histórica. Os conceitos desses dois termos são diversos, mas partindo de um referencial Japiassú (2006) conceitua política como tudo aquilo que se refere aos cidadãos, ao governo da cidade e aos negócios públicos. A política no contexto grego antigo possui uma salutar importância, pois se preocupar com o bem da cidade era fundamental, dever do cidadão. Na produção da Profa Maamari percebe-se a intensa discussão e produção filosófica sobre a política e a ética. Platão propondo um modelo de política e sociedade onde cada cidadão deveria fazer a sua parte para a cidade caminhar bem, criando um pensamento organicista, onde se uma classe da cidade não realiza bem a sua função, o bem da cidade é comprometido.
    Aristóteles radicaliza e inova o pensamento político ao afirmar que o homem é um ser político por natureza, um aspecto que faz parte do indivíduo, pois ele possui todos os atributos para fazer política e depende dessa para viver. Ética e Política são conceitos que se complementam. Segundo Japiassú e Marcondes (1934, p. 97), A Ética, parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.).
    Platão ao defender os filósofos no governo parte do pressuposto que o governante deve ser sábio, possuir a formação filosófica para administração visando o bem comum da cidade. É possível estabelecer distâncias e aproximações com a situação que envolve essas duas noções em nossos dias. A ética que desenvolve uma reflexão crítica profunda dos valores e ações humanas fortalece a ação política, se espera um líder ético no sentido de ter bom senso visando o bem comum. Ser ético não se resume a passar uma imagem de bom ou virtuoso, mas respaldar a ação política com um olhar voltado a integridade e desenvolvimento da coisa pública. As distâncias se encontram na prática onde nossos governantes fogem totalmente do ideário rei filósofo proposto por Platão, justamente por não visarem o bem comum e nem desenvolverem a ética em prol de uma boa práxis política e consequentemente um bom governo.
    No contexto de sala de aula do ensino médio, este assunto poderia vir a ser trabalhado com os seus estudantes a partir da sensibilização e discussão sobre os problemas políticos e éticos da contemporaneidade, desenvolvendo um estudo da tradição filosófica para enriquecer o debate e com a mediação do professor permitir que os alunos compreendam o verdadeiro sentido da política e sua importância na vida de uma sociedade, percebendo que a ética e a política são fundamentais para uma ação coerente e significativa. Conforme Carvalho e Silva (2008, p.268)
    O educador deve provocar situações filosóficas no espaço escolar, isso torna-se necessário para que os alunos tenham uma maior compreensão dos conteúdos filosóficos. Entretanto, só isso não é suficiente, é importante que os educandos, na condição de sujeitos autônomos e críticos, junto com o professor, atuem na perspectiva de buscar uma situação de diálogo reflexivo e emancipador frente às diferentes situações cotidianas da cultura contemporânea.
    Política também é ação, envolve diversos valores e paradigmas, e a ética deve permear essa discussão e ação humana, permitindo aos estudantes participarem politicamente, estando envolvidos na coisa pública, como os gregos demonstravam intenso interesse, quebrando essa visão depreciativa da política, que se fundamenta no senso comum coletivo e nos escândalos de corrupção. A ética e a formação escolar de qualidade são instrumentos significativos para uma sociedade mais comprometida em prol do bem comum, gerando uma vida melhor para todos.
    Flavio Silva
    Graduado em Filosofia (PUC-SP) e Pedagogia (UNINOVE-SP)
    Pós Graduado em Educação Ambiental (UFLA)
    Pós Graduado em Design Instrucional para EaD (UNIFEI)
    Estudante de Pós Graduação em Ensino de Filosofia (UFSCAR)

    Referências Bibliográficas
    CARVALHO, Elvio de; SILVA, Valmir da. O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2008. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/285_115.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2014.
    JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 309 p.

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