Conexão Filosofia

Esse é o Conexão Filosofia, um blog dinâmico que trará grandes contribuições, reflexões, discussões e conhecimentos filosóficos.


    FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Compartilhe

    kauerodriguess

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 10/11/2015

    Kauê Rodrigues Gualtieri n º22 3ºH - Noturno

    Mensagem por kauerodriguess em Dom 15 Nov - 22:03

    Vamos lá, fazer uma análise crítica sobre os temas abordados nos vídeos.

    O tema felicidade surge frequentemente em vários lugares e setores do conhecimento humano e, por ser tão recorrente chega a ser banal. Mas a análise crítica do conceito de felicidade só reforça sua importância e não apenas para o homem contemporâneo.A verdade é que todos os homens procuram ser felizes, mas por isso mesmo se tornou a felicidade uma temática complexa.Seu significado é densamente variante conforme os diferentes períodos históricos estudados também se percebem que os meios para se alcançá-la mudaram muito.Basta repararmos no retrato da felicidade observando a prática de sorrir para fotografias. E, nesse sentido, o enigmático sorriso da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci representou um marco revolucionário. O que contrasta profundamente com os largos sorrisos flagrados pelas lentes da atualidade.Mais questionamentos nos instigam: será o homem contemporâneo é realmente tão feliz quanto parece nos comerciais, programas de televisão e nas fotografias? E, afinal de contas em que consista a felicidade?

    Afinal: O que é a Felicidade ?
    Provavelmente, cada pessoa que resolver responder a esta pergunta apresentará uma resposta própria, pois a felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, há uma ideia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, etc. Além disso, a ideia de felicidade não é uma coisa recente. Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história.
    Sendo assim, é possível traçar a evolução histórica dessa ideia, se nos debruçarmos sobre a disciplina que sempre se dedicou a investigar nossas ideias, de modo a defini-las e esclarecê-las: a Filosofia.

    thiago carvalho ribeiro

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 08/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por thiago carvalho ribeiro em Dom 15 Nov - 22:13

    só completabdo o que nossa amiga Fernanda Carvalho Moura disse , a nossa felicidade so depende da  gente , se queremos alguma coisa temos que lutar e batalhar para tela , so assim conseguimos ver o quanto somos capazes e ver ate onde vamos pára obter algo que nos beneficiara com felicidade  

    Fórum – 4° Bimestre
    Nome: THIAGO CARVALHO RIBEIRO
    N° 35 3° ano I
    Período Noturno
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    KelvinKennedy
    Convidado

    resposta

    Mensagem por KelvinKennedy em Dom 15 Nov - 22:13

    O primeiro vídeo o professor aborda sobre o tema felicidade na filosofia, e diz que a felicidade é um sentimento momentâneo que não dura muito que é de momento e dois se torna comum e não há mais o prazer em tal situação, porém nem toda felicidade é momentânea pois todas as vezes que algo fazer relembrar de tal situação,sentimento ou sensação haverá novamente aquela êxtase de felicidade!

    Quando você se recorda de algo bom, você é envolvido por um sentimento de nostalgia, uma parte de você se aquece, mas a sensação não chega nem perto da que você sentiu naquele momento. Você pode se sentir bem e confortável com memórias de tempos bons, porém não sentirá nem de longe a felicidade que você sentiu no momento original. Por isso não concordo com o que você disse.
    Kelvin Kennedy   n29   3f

    KelvinKennedy
    Convidado

    Kelvin Kennedy n29 3F

    Mensagem por KelvinKennedy em Dom 15 Nov - 22:19

    "O epicurismo acredita que a busca pelo prazer é válida a partir do momento em que nao fará mal algum para a sociedade ou para si mesmo.
    O estoicismo acredita que a felicidade é ser um "homem" de honra, que não aceita os prazeres do mundo, no caso onde Deus propos a felicidade correta.
    Penso que o ser humano vive em uma busca infinita por felicidade, ou seja, quando se esta triste nao significa que não aja felicidade então partimos para busca-la. Felicidade acima de tudo é um ponto de vista pois a minha felicidade pode não ser a mesma do próximo.

    Caterine Brandão n°04 3°I"

    Concordo com você, a felicidade é muito relativa, varia de pessoa pra pessoa. A unica semelhança é que todos queremos encontra-la, todos queremos viver um bom momento, fazer boas recordações. Porém algumas pessoas acham que para serem felizes devem estar em estado de euforia sempre, mas isso não e verdade. Euforia não é sinonimo de felicidade. Tentamos ao maximo encontrar a felicidade no futuro e esquecemos do presente.

    Julia Lourenço

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 14/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Julia Lourenço em Dom 15 Nov - 22:22

    Kathleen Bianca escreveu
    "A felicidade ela esta em nosso cotidiano, pois não podemos confundir felicidade com alegria ou prazer do momento e muita das vezes as pessoas os confundem, logicamente que não teremos a felicidade quando algo de ruim acontecer, mas a felicidade está no viver e não no final daquilo que vivemos, o caminho que seguimos é onde temos a presença da felicidade, o final pode ser uma alegria ou apenas um prazer por te conquistado, mas a verdadeira felicidade está no que construímos é simplesmente a caminhada para a alegria que significa aquele momento único.
    Pois como vimos a felicidade está naquilo que vivemos não conquistamos segundo pensamento de Aristóteles"


    Concordo com a kathleen , que muitas vezes confundimos alegria com felicidade , e que alegria muitas vezes é um sentimento passageiro , que temos naquele instante e depois passa .

    Julia Lourenço
    N 15
    3K

    thiago carvalho ribeiro

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 08/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por thiago carvalho ribeiro em Dom 15 Nov - 22:23

    COMPLETANDO O QUE NOSSO AMIGO EZEQUIEL MIRANDA FALOU , ACHO QUE ESTA TOTALMENTE CERTO , PARA NOS , FELICIDADE E VOCÊ TER DINHEIRO , UM NOME RESPEITADO , UMA CONDIÇÃO BOA NA VIDA E TUDO MAIS , ESQUECEMOS QUE NEM SEMPRE ISSO DE DINHEIRO OU BEM MATERIAL E O MAIS IMPORTANTE , AS VEZES TEMOS QUE PARAR PARA PENSAR QUE COISAS MAIS SIMPLES PODEM DEIXAR MUITA GENTE FELIZ , E NÃO SÓ TER NA MENTE PODER PODER E PODER PARA SER FELIZ !


    Fórum – 4° Bimestre
    Nome: THIAGO CARVALHO RIBEIRO
    N° 35 3° ano I
    Período Noturno
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    Pedro Henrique
    Convidado

    Resposta

    Mensagem por Pedro Henrique em Dom 15 Nov - 22:27

    A FELICIDADE
    Felicidade é, muitas vezes, vista, na atualidade, como satisfação de desejos, posse de bens materiais, reconhecimento público ou um bom emprego.

    Ezequiel Miranda
    n 08
    serie 3k

    Segundo a filosofia epicurista a felicidade se trata disso, satisfação dos prazeres, porém sem exageros e se prejudicar nossa carne e espirito. Também trata de evitar todo e qualquer sofrimento.
    PEDRO HENRIQUE
    SERIE: 3F
    NUMERO: 38
    avatar
    Katielly de Mello

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 07/04/2015
    Idade : 19

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Katielly de Mello em Dom 15 Nov - 22:30

    lesantos escreveu:O sonho de todo ser humano, é alcançar uma estável felicidade. Porque estável? Porque em meio a uma sociedade repleta de imprevistos, nenhuma felicidade é duradoura. Outra pergunta bastante freqüente é: O que é felicidade?
    Felicidade nada mais é do que o ato de um ser se sentir bem, transparecer sentimentos positivos, isso ocorre geralmente em momentos em grupos sociais, tais como família e amigos, mostrando que talvez união poderia ser sinônimo de felicidade.
    Os imprevistos que citei no início de minha opinião, se tratam de momentos inusitados que geralmente atraem coisas negativas assim, o que acaba rompendo o laço de felicidade.
    Enfim, este é meu resumido entendimento sobre felicidade e sobre o quê pode acabar com ela.

    Letícia Santos / N° 44 / TARDE / 3°F



    Acredito sim que a felicidade possa ser contribuída pela presença de entes queridos.E como os estóicos pregavam,que somente você sendo sábio,você pode ser feliz,na verdade se fossemos felizes todos os momentos de nossas vidas não amadureceríamos,pois as dificuldades nos fazem amadurecer,as reflexões sobre nossa vida fazem nos tornarmos seres sábios,precisamos de experiências para chegarmos a uma conclusão, temos de passar por dificuldades,sendo assim nem sempre nos somos felizes.

    Katielly de Mello nº27 3°F

    Pedro Henrique
    Convidado

    resposta

    Mensagem por Pedro Henrique em Dom 15 Nov - 22:32

    "COMPLETANDO O QUE NOSSO AMIGO EZEQUIEL MIRANDA FALOU , ACHO QUE ESTA TOTALMENTE CERTO , PARA NOS , FELICIDADE E VOCÊ TER DINHEIRO , UM NOME RESPEITADO , UMA CONDIÇÃO BOA NA VIDA E TUDO MAIS , ESQUECEMOS QUE NEM SEMPRE ISSO DE DINHEIRO OU BEM MATERIAL E O MAIS IMPORTANTE , AS VEZES TEMOS QUE PARAR PARA PENSAR QUE COISAS MAIS SIMPLES PODEM DEIXAR MUITA GENTE FELIZ , E NÃO SÓ TER NA MENTE PODER PODER E PODER PARA SER FELIZ !
    Nome: THIAGO CARVALHO RIBEIRO"

    Concordo com você, as pessoas se esquecem que pequenas coisas também trazem felicidades. Focamos tanto em algo super valorizado, em reconhecimento, valor material que esquecemos de como as coisas simples são boas para a nossa alma.
    Buscamos a felicidade e nos perdemos no meio do caminho, pois ao ver outra pessoa sendo feliz tentamos ser felizes da mesma forma que ela, mas como a felicidade é mutável e relativa só acabamos em uma busca incessante.
    PEDRO HENRIQUE
    38
    3F

    Letycia Porfírio

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Letycia Porfírio em Dom 15 Nov - 22:36

    2) Análise crítica sobre o conteúdo abordado nos vídeos:

    Ao ver os vídeos , no primeiro expõe o conceito da felicidade para os entrevistados, para eles a felicidade é algo que devemos caminhar atrás dela, para cada pessoa a felicidade pode significar um concepção diferente, mesmo no momentos bons e nos ruins. Porque ser feliz não é estar a todo momento nesse estado e sim aprender a lidar com os momentos difíceis e levar um aprendizado à respeito disso. Ele citou um caso que eu concordo plenamente, que a felicidade é o estado máximo que podemos ter. Ela não esta só em momentos de euforia, como no caso de ganharmos um presente, o ato de ganhar é uma euforia, ou seja, uma felicidade momentânea. E na minha opinião, é uma coisa que eu não concordo. A felicidade é algo que temos com pequenas coisas, como um simples abraço de uma pessoa que gostamos, o ato de sermos abraçados, pode nós trazer uma felicidade eterna. Outro exemplo é uma avó, que esta prestes a falecer e sua neta, está ao seu lado, sua avó à abraça e esse abraço pode gerar uma eterna felicidade para a pequena garota.

    wellington
    Convidado

    resposta katielly

    Mensagem por wellington em Dom 15 Nov - 22:40

    "Acredito sim que a felicidade possa ser contribuída pela presença de entes queridos.E como os estóicos pregavam,que somente você sendo sábio,você pode ser feliz,na verdade se fossemos felizes todos os momentos de nossas vidas não amadureceríamos,pois as dificuldades nos fazem amadurecer,as reflexões sobre nossa vida fazem nos tornarmos seres sábios,precisamos de experiências para chegarmos a uma conclusão, temos de passar por dificuldades,sendo assim nem sempre nos somos felizes.
    Katielly de Mello nº27 3°F"

    Concordo com você em gênero, numero e grau. Quando vi sobre os estoicos e seu pensamento de sabedoria e felicidade absoluta me senti profundamente incomodado, pois concordo que a sabedoria vem através dos erros que cometemos, e a experiencia relacionada e eles. É como dizem, é errando que se aprende. Não há como você ser sábio que você nunca errou, pois assim você não conseguiria ter empatia pelas pessoas e pra mim um sábio de verdade deve possuir essa característica. Deve se colocar no lugar da outra pessoa para saber como reagiria e o que faria em determinada situação, e você só pode se colocar no lugar de outra pessoa quando já viveu uma situação semelhante a dela.
    Wellington Luiz n40 3f

    wellington
    Convidado

    resposta

    Mensagem por wellington em Dom 15 Nov - 22:47

    "Felicidade é se encontrar em um estado de bem estar pleno de acordo com tudo o que você já possui, conquistou e ainda conquista na sua vida, sendo eles, bens materiais, a mente, corpo e espírito saudáveis, lado psicológico, convivência social. Temos a tendência de sempre ter uma "meta" para atingirmos a felicidade que desejamos, porém, na maioria das vezes, já somos muito felizes com o que temos e não damos conta desse sentimento, porque consideramos, normal. Queremos sempre nos superar em relação a felicidade, e é baseado nesse pensamento que acredito quando dizemos "não viver uma felicidade plena". Nome: Fernanda Carvalho Moura
    Número: 42
    3K"

    Muitas vezes pensamos tão a frente que esquecemos do "aqui e agora". As pessoas estão constantemente nos dizendo o que fazer e como agir "estude muito, trabalhe muito, seja focado e no futuro você será recompensado, você será muito feliz" mas será que vale mesmo a pena se matar de estudar, de trabalhar para ser feliz em um futuro distante? Um futuro incerto? Porque as pessoas nunca tentam ser felizes no presente, viver o maximo de suas vidas enquanto ainda possuem energia e vigor? Porque sempre deixamos tudo pra depois pensando e recompensas que podem nem existir? Porque o ser humano não sabe conciliar, porque tem que ser tudo ou nada?

    Wellington Luiz 40 3f

    Beatriz Resende Alves

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Resposta ao Wellington Luiz 40 3f.

    Mensagem por Beatriz Resende Alves em Dom 15 Nov - 22:55

    Muitas vezes pensamos tão a frente que esquecemos do "aqui e agora". As pessoas estão constantemente nos dizendo o que fazer e como agir "estude muito, trabalhe muito, seja focado e no futuro você será recompensado, você será muito feliz" mas será que vale mesmo a pena se matar de estudar, de trabalhar para ser feliz em um futuro distante? Um futuro incerto? Porque as pessoas nunca tentam ser felizes no presente, viver o maximo de suas vidas enquanto ainda possuem energia e vigor? Porque sempre deixamos tudo pra depois pensando e recompensas que podem nem existir? Porque o ser humano não sabe conciliar, porque tem que ser tudo ou nada?

    Wellington Luiz 40 3f


    Wellington, super concordo com o seu pensamento sobre felicidade. As pessoas vivem nos impondo o que temos que fazer para sermos felizes, eu também fico na duvida de que será que vale apena estudarmos e trabalharmos tanto assim, sendo que no nosso futuro nada é certo. As pessoas vivem preocupadas em como vai ser daqui a alguns anos e não pensam somente em serem felizes agora, no presente (não que eu não me encaixe nesse grupo de pessoas, até porque penso muito em como vai ser meu futuro), mas acredito que fazer o que todos dizem, trabalhe, estude, muito, muito, muito, também não seja uma ótima definição do que seja realmente felicidade.  
    Beatriz Resende Alves, nº 03, 3ºK

    NayaraSilva

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 15/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por NayaraSilva em Dom 15 Nov - 22:59

    Anonimo 15novembro,2015 10:40
    Nayara Lima,n:36 3:F Tarde

    Estoicismo para os filosofos mencionado no texto,significa que a felicidade para varios habitantes vem da Providencia Divina pois se acreditar em algum Deus ele trara bons resultados na sociedade com o que voce tem para sobreviver.
    Para mim os videos estao representando cada autor diferencia a felicidade dando suabs proprias opinioes pessoais.

    Guilhermepxt

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 05/06/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Guilhermepxt em Dom 15 Nov - 23:01

    lesantos escreveu:Todos os vídeos retratam felicidade ao ver da filosofia, mas o primeiro me chamou muita atenção por tratar a felicidade como uma maneira de se ligar a coisas positivas, e não as coisas materiais.
    Coisas positivas atraem felicidade, podemos dizer que bens materiais, são coisas neutras, ou seja, nem positivas e nem negativas, o ser humano se sente com uma necessidade intensa de ter as coisas para muitas vezes satisfazer o seu próprio ego, e isso de fato está longe de ser sinônimo de felicidade.

    Letícia Santos /44/ 3F/ Tarde

    Concordo com você, Letícia. A felicidade é sinônimo de coisas que fazem bem pra nós, para a nossa própria pessoa e como você disse bens materiais não trazem essa felicidade que momentos bons e positivos nos trazem.

    Guilherme Peixoto, nº22, 3ºF - Tarde.

    Letycia Porfírio

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Letycia Porfírio em Dom 15 Nov - 23:02

    Danielle Santos escreveu:Danielle Alves dos Santos 3H N°08 Noturno
    Para Epicuro, a verdadeira felicidade só pode ser alcançada quando o homem entender que o único prazer possível é aquele alcançado pela ausência de preocupação da mente e do corpo. Essa, para o filósofo, é a verdadeira ideia de felicidade.
    Na minha opinião a felicidade se baseia em momentos,aquele momento em que você não se preocupa com outras situações e apenas vive,você consegue alcançar a felicidade,mas acho que para isso acontecer o ser humano tem de estar em plena sintonia,em paz consigo mesmo,porem isso é uma coisa difícil de ser alcançada pelo ser humano,porque o ser humano já é egoísta por natureza e não consegue se desligar de preocupações externas,então o sonho de felicidade é algo difícil de ser alcançado,e por isso tão almejado.

    Danielle sua visão sobre felicidade não é bem coerente com a minha, pois na minha opinião quando estamos no momento de felicidade, nos preocupamos com tudo em nosso redor, tudo o que nos faz bem. Mesmo o ser humano sendo egoísta por natureza, ele consegui sim ter muitos momentos de felicidade, basta ele ver a vida de um posto de vista que nos só o traga tristeza. Como eu disse, pode ser algo difícil, mas quer quer consegue. Principalmente isso, o que seria de nós sem felicidade? Que teria sentido a vida sem ela?

    Beatriz Resende Alves

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Epicurismo e Estoicismo

    Mensagem por Beatriz Resende Alves em Dom 15 Nov - 23:08

    "O EPICURISMO E O ESTOICISMO E SUA RELAÇÃO COM O SER.

    O epicurismo é uma escola filosófica fundada por Epicuro (341 - 271 a.C.), sendo que defendia a busca do prazer moderado como de forma de se atingir um estado de tranquilidade (ataraxia) e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento (aponia) – sofrimento este tanto corporal quanto psicológico –; sendo que é através do conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos que se constitui a felicidade na sua forma mais elevada. Assim sendo, observa-se que, segundo o epicurismo, para que se possa obter a felicidade é necessário que se viva com prazer, de forma tal que a premissa do ser humano deve ser obter o prazer sempre que possível; sendo que tal prazer deve ser sempre – ou quase sempre –, os prazeres duradouros; e, para se obter tais prazeres e a felicidade que deles advém deve-se dominar os ditos prazeres exagerados das paixões, como, e.g., os medos, os apegos, a cobiça, e a inveja. Com tal domínio, obtém-se a tão almejada ataraxia, que é o sublime estado de ausência de dor, da quietude, serenidade e imperturbabilidade da alma, sendo que a felicidade se dá ao passo que não se tem dor, que é a expressão última do prazer, sendo que felicidade é sentir prazer, e prazer duradouro, que permeia a essência humana, e transmuta o homem de seu interior para o exterior – e não os prazeres efêmeros que se dão do exterior tentando alcançar o interior, onde chegam apenas como uma brisa que não causa alento, mas que desperta maior dor e sofrimento –. Deve-se, também, para se obter a felicidade e o prazer, proceder ao exercício de outras virtudes humanas como a coragem, a generosidade, a cortesia, e, sobretudo, a justiça.
    Em outra vertente tem-se o estoicismo proposto por Zenão de Cício (335 - 264 a.C), sendo que para esta escola, a felicidade advém da aceitação, ou seja, do amor ao destino. Para os estoicistas, a existência era composta da matéria, que seria o princípio passivo, e do logos, o princípio ativo, racional e inteligente; sendo que este último permeia, anima, conecta e coordena todas as partes, sendo chamado de ‘Providência’, podendo ser considerado como um arquétipo da divindade. O logos é imanente, permeando a matéria e com ela se confundindo, não tendo um caráter transcendental, mas sendo integrante íntimo e indissociável da matéria.

    Nesta visão, tudo que existe e acontece tem uma razão de ser, sendo que integra a ‘inteligência divina’, sendo necessário e justificável, estando, todos e quaisquer eventos organicamente predeterminados – destino –; de tal forma que tudo o que ocorre é bom, por atender a um propósito maior que contribui para a ordem do todo, e que mantém os desígnios cósmicos de todos os seres, sendo que o bem sempre é alcançado com o que ocorre. Deste modo, o estoicismo apregoa que a felicidade reside em aceitar todos os fatos, não lhe opondo resistência ou menosprezo, uma vez que eles são naturalmente bons – ainda que individualmente este bem não se constate – pois já estão determinados, e visam o bem da universalidade (cosmo). Tendo por parâmetro este horizonte, nota-se que segundo o estoicismo ‘felicidade’ não pode ser compreendida como a satisfação dos desejos e vontades, uma vez que bastaria que um desejo ou vontade não fosse satisfeito para que se tivesse a infelicidade."

    fonte: http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13702&revista_caderno=15
    Beatriz Resende Alves, nº03, 3ºK

    Letycia Porfírio

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Letycia Porfírio em Dom 15 Nov - 23:09

    thiago carvalho ribeiro escreveu:COMPLETANDO O QUE NOSSO AMIGO EZEQUIEL MIRANDA FALOU , ACHO QUE ESTA TOTALMENTE CERTO , PARA NOS , FELICIDADE E VOCÊ TER DINHEIRO , UM NOME RESPEITADO , UMA CONDIÇÃO BOA NA VIDA E TUDO MAIS , ESQUECEMOS QUE NEM SEMPRE ISSO DE DINHEIRO OU BEM MATERIAL E O MAIS IMPORTANTE , AS VEZES TEMOS QUE PARAR PARA PENSAR QUE COISAS MAIS SIMPLES PODEM DEIXAR MUITA GENTE FELIZ , E NÃO SÓ TER NA MENTE PODER PODER E PODER PARA SER FELIZ !


    Fórum – 4° Bimestre
    Nome: THIAGO CARVALHO RIBEIRO
    N° 35 3° ano I
    Período Noturno
    Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

    Thiago como você não descreveu o tema que falou, acho que é sobre os vídeos, eu também concordo com ele à respeito disso, pois muitas pessoas ainda procuram o ter e não ser, procuram ter bens materiais, poder, dinheiro e esquecem do mais importante, da família, do amor ao próximo, do ato de fazer o bem. Hoje para ser feliz é comprar um carro de ultima geração e não por exemplo comprar uma martitex para alguém que precise comer. Hoje o mundo está cada vez mais material e pouco sentimental. E realmente, as coisas mais simples são a que nos faz mais feliz.

    Guilhermepxt

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 05/06/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Guilhermepxt em Dom 15 Nov - 23:10

    Gabriella Chaves escreveu:E afinal, o que é essa tal felicidade ? Para mim, posso dizer que felicidade está nas coisas simples da vida: um sorriso, um olhar, um dia ensolarado ou um "eu te amo".
    Essas situações nos tornam pessoas felizes e sempre buscamos mais delas.
    Felicidade é o que todos buscamos em nossas vidas, porém nem sempre atingimos esse objetivo por forças maiores ou por sempre estar focamos em prazeres mundanos. O prazer carnal, por exemplo, em excesso nos deixa cegos e escravos das sensações que nos são passadas. Mas isso são apenas momentos, e momentos passam rapidamente.
    Agora a felicidade tanto física quanto espiritual não, essa pôde-se dizer que esta intrínseca em nossa alma e a levaremos para todo o sempre.

    Gabriella Chaves
    N 45      Tarde - 3F

    Gostei muito da sua definição sobre felicidade Gabriela, e é exatamente isso as coisas simples da vida que nos fazem felizes, um sorriso, ou um sincero eu te amo, como você disse.

    Letycia Porfírio

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 05/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Letycia Porfírio em Dom 15 Nov - 23:17

    Guilhermepxt escreveu:No Estoicismo, a felicidade depende muito do Destino, eles acreditam muito nisso, e se fizermos algo ao contrário dele seremos frustados na vida não teremos felicidade, além de buscar o bem, que seriam as virtudes e se afastar do mal, os vícios. Já no Epicurismo faz recomendações básicas e contrarias ao estoicismo, como não acreditar na sorte e nem no destino que segundo eles isso pode perturbar nossa alma, eles abordam também que você precisa deixar o medo da morte e afastar as falsas opiniões.
    Para mim a felicidade não está nos bens materiais, mas sim nos momentos que passamos com pessoas especiais, e esses momentos é o que nós guardamos para sempre.

    Guilherme sobre o estoicismo, eu concordo com você, pois realmente eles diziam isso, a busca da felicidade é o amor ao destino, eles acreditavam que tudo que acontecia estava pré-determinado ou seja, tudo tinha uma razão. Já no estoicismo eles acreditavam que deixando as coisas externas de lado, seriamos felizes e não é bem assim que eu concordo, pois acho que estamos na vida para enfrentarmos tudo, seja momentos felizes ou tristes. Sua definição sobre felicidade, eu concordo plenamente, pois não só ficamos felizes com as pessoas que são especias para nós e sim com pequenas coisas e acontecimentos bons nas nossas vidas.

    Beatriz Resende Alves

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Resposta a Geovana Macedo

    Mensagem por Beatriz Resende Alves em Dom 15 Nov - 23:33

    Geovana Macedo escreveu:
    Antunes escreveu:Percebi que é muito confundido "o que é felicidade" com "o que te faz feliz". Vejo a maioria confusa com o bem material... uma felicidade vaga.
    O que te faz feliz seria um meio para conseguir obter a sua felicidade, não seria? Os bens materiais são realmente bons em nossas vidas, trazem muitos benefícios, porém isso não é essencial. Uma pessoa que pouco tem pode muito bem ser mais feliz do que uma pessoa que tem muito, mas aquele que tem muito não será necessariamente infeliz. Dizem que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida, mas então aquela pessoa que vive com coisas sofisticadas não vai ser feliz? Penso que a felicidade e a simplicidade estão lado a lado, porém é uma simplicidade de sentimentos, de ser, de estar e não de possuir.  

    Concordo com você, os bens materiais não tem muita importância na nossa vida quando se trata de felicidade, apesar de muitas pessoas não pensarem assim. Pessoas que pouco tem são tão feliz quanto as que tem muito e isso é o que mais nos surpreende, por viver em uma sociedade que tantas pessoas se importam tanto com status/poder aquisitivo. E realmente, a felicidade e a simplicidade estão lado a lado.
    Beatriz Resende Alves, nº03, 3ºK

    Beatriz Resende Alves

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Felicidade

    Mensagem por Beatriz Resende Alves em Dom 15 Nov - 23:36

    Conceito de felicidade
    "A felicidade é particular para cada ser humano, é uma questão muito individual. Mesmo que a idéia compartilhada entre a maior parte das pessoas seja que esse conceito é construído com saúde, amor, dinheiro, entre outros itens."
    Fonte: http://www.afilosofia.com.br/post/o-conceito-felicidade-para-os-filosofos/542

    Beatriz Resende Alves, nº03, 3ºK

    Mayara Silva

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 25/05/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Mayara Silva em Dom 15 Nov - 23:40

    Anonimo 15novembro,2015 23:10
    Mayara Silva,31 3-F Tarde

    Estoicismo em seu conjunto pode-se dividir em tres periodos:
    .Antigo
    . Etico
    .Medio
    .Ecletico
    .Recente
    . Religioso
    WOnde seu fundador da antiga escala foi Zenao de Cetium onde la por meio de habitantes surgiu a "felicidade filosofica".
    Epicurismo e o sistema filosofico ensinado por Epicuro de Samos filosofico ateniense que defendeu a felicidade com suas proprias maos pois ele ensinou sua terra Natal a diferenciar o certo e o errado sobre a alegria ou ser feliz por suas proprias razoes e atitudes.
    Para mim, esses videos me mostrou que os autores ficavam se diferenciando pois suas opinioes eram extremamente diferentes do que eles pensavam um do outro sobre a felicidade.

    Nathália Tavares

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 06/11/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Nathália Tavares em Dom 15 Nov - 23:41

    Andressa Pereira Silva escreveu:Sobre o epicurismo :
    Epicuro afirmou que a felicidade seria ausência das coisas ruins, uma pessoa que não passasse por problemas, seria uma pessoa feliz, mas só para pessoas normais, não sábios ou etcs. PORÉM, pensou nisso como o "essencial", aquilo que nunca poderia faltar para alguém se encontrar no estado de felicidade.

    Andressa, eu concordo com você o epicurismo buscas descartar as coisas ruins e acredita que se não passarmos por momentos ruins, teremos uma eterna felicidade. E no meu ponto de vista, eu também descordo deles, pois até os momentos ruins, faz com que sejamos pessoas melhores e para mim, para você ter felicidade, você também deve ter esses momentos para dar valor aos melhores.

    Beatriz Resende Alves

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Beatriz Resende Alves em Dom 15 Nov - 23:44

    [quote="guigil"]
    Ezequiel Miranda silva escreveu:A FELICIDADE
    Felicidade é, muitas vezes, vista, na atualidade, como satisfação de desejos, posse de bens materiais, reconhecimento  público ou um bom emprego.

    Ezequiel Miranda
    n 08
    serie 3k

    Na atualidade sim, porém apenas para algumas pessoa. Na minha opinião não se resume apenas nessas coisas, apesar de serem importantes.

    Conteúdo patrocinado

    Re: FÓRUM 3 ANO 4 BIMESTRE

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab 21 Out - 13:42